Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

McConnell: Nova paralisação está fora de cogitação

O líder da minoria republicana no Senado dos EUA, Mitch McConnell, responsável por costurar o acordo com os democratas que permitiu a reabertura do governo e a elevação do teto da dívida, disse hoje que uma nova paralisação da administração federal no começo do próximo ano está fora de cogitação. "Isso está fora da mesa de negociação. Nós não vamos fazer isso", afirmou ele em uma entrevista para o website conservador National Review.

AE, Agencia Estado

17 de outubro de 2013 | 16h49

Questionado se tem esperança de um acordo no recém criado comitê bipartidário para discutir questões fiscais, McConnell disse que tudo depende da posição do presidente Barack Obama. "Eu acho que o presidente ainda fantasia com o governo que ele teve durante seus dois primeiros anos de mandato (quando os democratas tinham maioria nas duas Casas do Congresso). Existe uma profunda relutância em aceitar o governo que ele tem agora. Eu adoraria ver o presidente se movendo em direção ao centro", comentou. "De qualquer forma, o presidente vai ficar no poder por mais três anos. Talvez ele tenha uma epifania", acrescentou.

Segundo McConnell, forçar a paralisação do governo foi uma "aventura quixotesca" que não tinha chance de sucesso. Solicitado a comentar a postura do senador Ted Cruz, do movimento radical Tea Party, que queria reverter a reforma no sistema de saúde e foi um dos maiores defensores da paralisação do governo, McConnell se recusou a falar sobre o assunto. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAacordoMcConnell

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.