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McDonald´s aposta em bichos de pelúcia para ampliar vendas

Por Agencia Estado
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Capivara, tatu-canastra, mico-leão-dourado e pintor-verdadeiro, pássaro semelhante ao periquito que vive no litoral de Alagoas e em Pernambuco. É com esses filhotes da fauna brasileira que a multinacional americana McDonald´s quer atrair o consumidor infantil para sua rede de lanchonetes. Quem comprar um McLanche Feliz por R$ 5,50, a combinação com cheeseburger, um pacote pequeno de batata frita e um copo de 300 ml de suco de laranja, que responde por 75% das vendas do produto (os 25% restantes ficam por conta das versões com hambúrguer e queijo quente), levará um dos brinquedos de pelúcia, de quarta-feira até 15 de outubro ou quando terminar o estoque. O investimento da rede na campanha é de R$ 2 milhões. A diretora de Marketing do McDonald´s, Tânia Kulb, revela que a empresa tem um estoque de 3,4 milhões de bichos para distribuir - que considera suficiente, uma vez que as vendas mensais do McLanche Feliz giram em torno de 2,5 milhões de unidades. Como não haverá reposição dos bichos, Tânia aconselha que "os interessados em ter a coleção completa comprem os lanches nas primeiras semanas da campanha". O tamanho desses bichos, criados pela AmBev para promover o guaraná Antarctica, varia de 11 a 19 centímetros. A campanha publicitária criada pela Taterka tem como mote "Leve o seu filhote", que vale tanto para os pais como para a garotada. Os quatro bichos são também as estrelas do filme publicitário que mostra o nascimento de cada um deles numa maternidade, com um grupo de crianças acompanhando tudo. O filme segue a linha adotada pelo McDonald´s de procurar emocionar os adultos e ao mesmo tempo atingir o público que garante as vendas do McLanche Feliz. Além disso, as folhas de papel das bandejas da rede vão trazer informações sobre a fauna brasileira. Desde que a Parmalat conseguiu dar um salto nas vendas, a partir de 1998, com seus "mamíferos", também de pelúcia, a fórmula vem sendo testada por outras empresas. Tânia aproveitará também a ação de marketing para uma mudança nos cardápios do McLanche Feliz, primeiro em São Paulo e Rio e depois nas demais cidades até novembro. Eles passam a exibir dados calóricos e nutritivos do lanche. No caso do cheeseburger, incluindo a batata frita e o suco de laranja de 300 ml, o lanche soma 628 calorias, 18,5 gramas de proteína, 2,7 miligramas de ferro e 144 miligramas de cálcio - respectivamente, 35%, 77%, 27% e 18% das necessidades diárias de crianças de 4 a 6 anos. As versões com hamburger e queijo quente são menos calóricas: 545 e 566. Com uma rede no País de 1.209 mil pontos-de-venda mais 1 McMóvel, o McDonald´s dispõe de 570 restaurantes, dos quais 318 próprios, e o restante, franqueado, 639 quiosques (300 próprios) e 20 McCafés. Está presente em 128 cidades do País, tem 36 mil funcionários, 1,5 milhão de clientes por dia e faturou R$ 1,6 bilhão no ano passado frente a R$ 1,4 bilhão em 2000. No mundo, a rede tem 1,5 milhão de funcionários e faturou US$ 40,6 bilhões em 2001.

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