McDonald's inaugura primeira filial no Vietnã

Centenas de pessoas fazem fila na lanchonete na cidade de Ho Chi Minh

EFE,

09 de fevereiro de 2014 | 02h09

Após 15 anos sem entrar em um novo mercado, o McDonald's inaugurou no sábado, 8, sua primeira franquia no Vietnã, na cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon). Centenas de pessoas enfrentaram mais de uma hora de fila para provar o famoso cardápio da rede americana.

A inauguração teve apresentações e música para entreter os clientes. "Provei o lanche quando viajei a Cingapura e estou feliz de poder comê-lo novamente no Vietnã. Gosto muito do sabor do frango.", afirmou uma gaorta de 14 anos, que aguardava na fila com seus pais.

Nga, uma mulher de 46 anos, nunca havia experimentado a comida do McDonald's, mas estava presente na abertura, que causou um rebuliço na mídia vietnamita. "Meus filhos me levaram para comer outro fast food, o KFC, e gostei, mas ainda prefiro a comida vietnamita. Estou ansiosa para comer no McDonald's, porque é muito famoso. Mas se tiver essa fila de espera de uma hora todos os dias, eu não venho mais", disse ela.

Apesar do abrandamento crescimento econômico nos últimos anos e as raízes da cozinha vietnamita, muitos analistas concordam que o fascínio dos jovens pelo fast food irá garantir o sucesso da franquia.

"Há uma massa de jovens consumidores ansiosa para experimentar novas coisas e muito receptiva ao que vem dos Estados Unidos. As crianças também convencem seus pais a levá-los", afirmou o pesquisador de mercado, Duong Nguyen.

Uma desvantagem seria a chegada tardia do McDonald's ao Vietnã em relação aos outros concorrentes globais, como Kentucky Fried Chicken (KFC), Pizza Hut e Burguer King.

"Eu acho que o McDonald's é o mais conhecido de todas as marcas e a expectativa que despertou na população é uma mostra de que o atraso não vai pesar. Além disso, eles oferecem o serviço de carro ou de moto, algo novo para os vietnamitas", constata Duong Nguyen.

O McDonald's tem previsão de abrir outro estabelecimento em uma das zonas mais turísticas de Ho Chi Minh nas próximas semanas, mas não revela seus planos para o resto do país.

"Dependerá de como funcionarão os primeiros estabelecimentos, vamos ir de passo em passo.", apontou Tram Le, diretora de comunicação da empresa no Vietnã.

Para o pesquisador, não é casualidade que a primeira lanchonete do McDonals's tenha sido aberta em Ho Chi Minh, onde existe uma população muito mais aberta a provar coisas novas, do que na capital, Hanoi. "Acredito que ainda abrião uma unidade em Hanoi, mas lá as pessoas são mais conservadoras, o que leva mais tempo para se adaptarem às novidades", argumentou.

Com a abertura no Vietnã, quatro décadas depois do fim da guerra com os Estados Unidos, já são 122 países que a franquia de fast food McDonald's está presente.

Tudo o que sabemos sobre:
VietnãMcDonald's

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.