Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Tenha acesso ilimitado
por R$0,30/dia!
(no plano anual de R$ 99,90)
R$ 0,30/DIA ASSINAR
No plano anual de R$ 99,90
AP
AP

McDonald's no Brasil fatura menos com a alta do dólar em 2014

Arco Dorados, maior franqueada da rede de fast food no mundo, anuncia que desvalorização do real afetou faturamento no ano passado

REUTERS

17 de março de 2015 | 14h11

A Arco Dorados, maior franqueada da rede McDonald's no mundo, anunciou nesta terça-feira queda de 1,4 por cento no faturamento de suas lojas no Brasil em 2014, pressionada pela desvalorização cambial.

Excluindo o efeito da valorização do dólar contra o real, o faturamento da companhia no país subiu 7,6 por cento no período, informou a Arcos Dorados, auxiliado pela abertura de novas lojas no país que passaram a 866 unidades no final de 2014 ante 812 um ano antes.

"Os fundamentos de longo prazo de nosso negócio ainda estão mantidos", afirmou o presidente-executivo da companhia, Woods Staton, em comunicado à imprensa. "Acreditamos que as medidas tomadas para tornar nosso negócio ágil e eficiente vão nos ajudar a enfrentar os desafios atuais e estabelecer as bases para uma recuperação", acrescentou o executivo.

A companhia, que opera em cerca de 20 regiões da América Latina, encerrou o quarto trimestre com faturamento de 467,5 milhões de dólares no Brasil, queda de 2,2 por cento sobre o mesmo período de 2013, mas expansão de 9,4 por cento desconsiderando variações do câmbio.

Como um todo, a empresa teve lucro líquido de 10 milhões de dólares no quarto trimestre, um recuo de 68,7 por cento sobre um ano antes, pressionada pela desvalorização de moedas latinas ante o dólar.

A partir deste ano, a Arcos Dorados resolveu não mais divulgar estimativas de desempenho anual para as linhas de receita total, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, preferindo por divulgar cenário para médio e longo prazos.

Para 2015, a expectativa é de investimento de entre 90 milhões e 120 milhões de dólares e abertura de 40 a 45 novas lojas nos países em que opera.

Em 2014, o investimento foi de 169,8 milhões de dólares, que incluíram abertura de 82 novas lojas, ante expectativa inicial de 200 milhões de dólares, segundo entrevista de Staton à Reuters em março passado.

No balanço, a Arco Dorados afirmou que espera que o ambiente de negócios no curto prazo continue "desafiador".

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Tudo o que sabemos sobre:
VAREJOARCOSDORADOSBRASIL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.