Publicidade

Mediana da taxa natural de desemprego é de 6,5%, aponta pesquisa do BC

Para os próximos cinco anos, a pesquisa mostra que a taxa neutra de desemprego seguirá estável nos próximos cinco anos

Por Fernando Nakagawa , Eduardo Cucolo e da Agência Estado
Atualização:

A pesquisa do Banco Central realizada pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin) junto aos participantes do mercado mostra que a mediana das respostas para a atual taxa natural de desemprego (Nairu) do Brasil é de 6,50%. A média ficou em 6,42% e a moda também marcou 6,50%.

PUBLICIDADE

A pesquisa também perguntou aos analistas qual foi a evolução da taxa natural de desemprego nos últimos cinco anos. A mediana e a moda das respostas apontou que houve queda de 2 pontos porcentuais nesse período (200 pontos básicos). A média é de recuo de 1,79 ponto porcentual (179 pontos básicos).

Para os próximos cinco anos, a pesquisa mostra que a mediana e a média indicam que a taxa neutra de desemprego seguirá estável nos próximos cinco anos. A média das respostas, porém, sinaliza ligeira queda de 0,27 ponto porcentual pelos próximos cinco anos (27 pontos básicos).

Juro neutro

Economistas consultados pelo Banco Central estimam que a taxa de juros real neutra caiu de 6,75% em novembro de 2010 para 5,50%, divulgou hoje a autoridade monetária. O valor se refere à mediana das estimativas.

A sondagem foi feita pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais do BC nas últimas semanas e está sendo comparada com outro levantamento, do final de 2010. A média das estimativas para a mesma variável caiu de 6,55% para 5,43% nessa comparação.

Para 88% dos economistas consultados, a taxa de juros real de equilíbrio caiu nos últimos dois anos. Outros 12% dizem que ficou estável. Segundo o BC, 49% consideram que a taxa cairá mais nos próximos dois anos; 40% projetam estabilidade; e 11% esperam aumento.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.