Medidas de estímulos a ofertas de ações são bem-vindas e necessárias, diz CVM

Pacote de medidas tentará facilitar a entrada de pequenas e médias empresas no mercado de capitais

O Estado de S. Paulo

16 de junho de 2014 | 11h48

SÃO PAULO - As medidas de estímulo de acesso das pequenas e médias empresas ao mercado de ações são bem-vindas e necessárias para destravar o segmento, disse o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, durante seu discurso em evento da BM&FBovespa para o lançamento de um pacote de medidas para esse setor.

Pereira elogiou a iniciativa dos agentes de mercado que estudam e discutem há mais de dois anos como trazer as pequenas e médias empresas às ofertas iniciais (IPO), incluindo visitas ao exterior. "Esse grupo se reuniu a partir da constatação de que esse mercado vinha abaixo de seu potencial e a CVM participou desde o princípio junto a outros agentes relevantes. A presença do Ministério da Fazenda foi importante. O modelo resultante parece realista ao momento do Brasil", disse.

Pereira afirmou que a CVM administra a agenda das discussões e que identificou alguns aspectos da indústria de fundos para acomodar empresas menores. O presidente da CVM citou ainda que a autarquia está lançando uma instrução alteradora da 409, envolvendo um fundo de ações do mercado de acesso, com dois terços de seu patrimônio líquido nesse segmento de pequenas e médias empresas e um veículo de liquidez.

Outro tema, segundo ele, importante nesse momento é a necessidade de evolução das práticas de governança corporativa, de modo que as regras de conduta criem ambiente para desenvolver o mercado. "Nesse ciclo é preciso melhorar a educação financeira para estimular a poupança e o investimento consciente", disse.

Pereira falou ainda que a notícia de que seriam anunciadas medidas para estimular a presença das pequenas e médias empresas na bolsa chamou a atenção dos órgãos internacionais e que o assunto foi incluído na pauta da próxima reunião da IOSCO de setembro. 

Tudo o que sabemos sobre:
bolsaCVMaçõesIPO

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.