Daniel Teixeira/AE-28/3/2011
Daniel Teixeira/AE-28/3/2011

Mercado aéreo doméstico cresce 25%

Dados da Anac mostram também que os voos internacionais cresceram 29,58%

, O Estado de S.Paulo

20 de abril de 2011 | 00h00

O mercado aéreo doméstico brasileiro cresceu 25,48% em março deste ano na comparação como mesmo mês do ano passado, informou ontem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a Anac, a oferta de assentos por quilômetro aumentou 16,03% no mesmo período. A taxa de ocupação, que foi de 65,08% em março do ano passado, passou para 70,38% em março deste ano.

Nos voos internacionais operados por empresas brasileiras, o aumento de mercado foi de 29,58% e a oferta de assentos cresceu 15,04%, também segundo a Anac. A taxa de ocupação aumentou de 69,33%, em março de 2010, para 78,09%, em março deste ano.

A Anac explica que o cálculo de assento-quilômetro oferecido é obtido pela multiplicação da quantidade de assentos pelos quilômetros voados. O passageiro-quilômetro pago transportado é obtido pela multiplicação da quantidade de passageiros pagantes pela quantidade de quilômetros voados.

Trimestre. No período de janeiro a março deste ano, o mercado aéreo doméstico cresceu 16,91% em relação ao primeiro trimestre de 2010. Nesse mesmo período, a oferta de assentos aumentou 14,44%.

A taxa de ocupação subiu de 71,06% para 72,59%, na comparação entre o primeiro trimestre do ano passado e o primeiro trimestre deste ano.

Nos voos internacionais operados por empresas brasileiras, o transporte de passageiros no primeiro trimestre de 2011 aumentou 17,24% em relação ao período de janeiro a março do ano passado, enquanto a oferta de assentos teve um crescimento de 14,10%. A taxa de ocupação passou de 74,82% para 76,88%.

Liderança. O grupo TAM (TAM e Pantanal) reconquistou a liderança do setor em março, com 41,84% do mercado aéreo doméstico. O grupo Gol/Varig ficou em segundo lugar, com 38,83%.

As demais empresas do setor conseguiram 19,33% (ante 16,63%, em março do ano passado). A Azul fechou o mês passado com 7,71% do mercado; a Webjet conquistou participação de 5,41%; a Trip teve 2,60%; enquanto a Avianca ficou com 2,42%.

Em fevereiro, a Gol havia assumido a primeira colocação pela primeira vez desde sua fundação, há dez anos. À época, a companhia fechou o mês com uma participação de 39,77%, enquanto a rival teve uma fatia de 39,59%.

Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM ocupou a liderança isolada, com 86,07% do mercado. A Gol/Varig registrou 12,87% e a Avianca, 1,04%. / AGÊNCIA ESTADO E REUTERS

Em alta

70,38%

foi a taxa de ocupação em março deste ano.

41,84%

foi a participação da líder TAM no mês de março

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.