Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Mercado de ações da Europa encerra 2010 em alta de 7,3%

As bolsas de valores da Europa fecharam o último pregão de 2010 em baixa, com volume de negócios reduzido, registrando a maior queda semanal desde julho após a amenização do rali de dezembro, embora as ações da região tenham acumulado alta de 7,3 por cento no ano.

REUTERS

31 de dezembro de 2010 | 14h57

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caiu 0,6 por cento, para 1.121 pontos, resultando em um ganho mensal de 5,3 por cento, o melhor desde março.

Com a maioria dos mercados já fechados para o ano-novo, incluindo Alemanha, Espanha e Itália, e outros como Grã-Bretanha e França tendo sessões reduzidas, os volumes desta sexta-feira foram baixos, representando apenas 27 por cento da média de operações de 30 dias.

Apesar do encerramento fraco para 2010, as ações continuam baratas e isso deve dar confiança no ano que vem, disse Howard Wheeldon, estrategista do BGC Capital Partners.

"Mesmo após as altas que nós tivemos neste ano, as ações não estão sobrevalorizadas", disse Wheeldon. Ele acrescentou que, com preocupações sobre política e dívida soberana continuando a assustar alguns investidores, as ações devem ser "um investimento de refúgio interessante".

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,19 por cento, a 5.899 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,19 por cento, para 3.804 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,84 por cento, para 7.588 pontos.

(Reportagem de Simon Jessop)

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAEUROPAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.