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Mercado de luxo brilha e reforça recuperação da economia dos EUA

Setor movimenta cerca de US$ 60 bilhões por ano no país e recupera nível de vendas pré-crise de 2008

Por Reuters
Atualização:

NOVA YORK - O mercado de artigos de luxo nos Estados Unidos, que diminuiu fortemente a clientela desde a crise econômica de 2008, recuperou seu fôlego. As vendas do segmento alcançaram no ano passado os mesmos níveis observados antes do colapso financeiro.

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Esse cenário parece ser novo indício da recuperação da economia americana. O consumo no segmento das grandes marcas no país deve subir entre 5% e 7% neste ano - próximo ao padrão de avanço na China, projetado em 8%. Enquanto isso, na Europa, ainda o maior mercado de luxo do mundo, as vendas patinam: o segmento não consegue sair da paradeira e tem expansão prevista entre 0% e 2%.

Os cálculos são da Bain & Co. A consultoria estima que o mercado de luxo nos Estados Unidos movimenta cerca de US$ 60 bilhões por ano.

Grandes marcas como Prada, Hermes, Burberry e Hugo Boss enfrentam hoje "surto de crescimento", dizem analistas.

A LVMH (Louis Vuitton e Christian Dior) e a PPR (Gucci e Yves Saint Laurent) tiveram expansão de vendas em território americano superior à obtida na China - algo inédito em muitos anos. Ambas são, respectivamente, o primeiro e o terceiro maiores grupos da área do mundo.

A PPR tem hoje 15% de seus lucros obtidos nos Estados Unidos. O número dificilmente passava dos 10% até o ano passado.

Outra marca que retomou o crescimento foi a Ralph Lauren. Prevê para este ano aumento de vendas nos Estados Unidos na casa dos 7%.

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As lojas de departamento Sacks, por sua vez, já mostram concreta recuperação neste ano. Apresentaram no primeiro trimestre vendas quase 9% acima das obtidas no mesmo período do ano passado.

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