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Mercado de luxo brilha e reforça recuperação da economia dos EUA

Setor movimenta cerca de US$ 60 bilhões por ano no país e recupera nível de vendas pré-crise de 2008

Reuters,

24 de maio de 2013 | 14h45

NOVA YORK - O mercado de artigos de luxo nos Estados Unidos, que diminuiu fortemente a clientela desde a crise econômica de 2008, recuperou seu fôlego. As vendas do segmento alcançaram no ano passado os mesmos níveis observados antes do colapso financeiro.

Esse cenário parece ser novo indício da recuperação da economia americana. O consumo no segmento das grandes marcas no país deve subir entre 5% e 7% neste ano - próximo ao padrão de avanço na China, projetado em 8%. Enquanto isso, na Europa, ainda o maior mercado de luxo do mundo, as vendas patinam: o segmento não consegue sair da paradeira e tem expansão prevista entre 0% e 2%.

Os cálculos são da Bain & Co. A consultoria estima que o mercado de luxo nos Estados Unidos movimenta cerca de US$ 60 bilhões por ano.

Grandes marcas como Prada, Hermes, Burberry e Hugo Boss enfrentam hoje "surto de crescimento", dizem analistas.

A LVMH (Louis Vuitton e Christian Dior) e a PPR (Gucci e Yves Saint Laurent) tiveram expansão de vendas em território americano superior à obtida na China - algo inédito em muitos anos. Ambas são, respectivamente, o primeiro e o terceiro maiores grupos da área do mundo.

A PPR tem hoje 15% de seus lucros obtidos nos Estados Unidos. O número dificilmente passava dos 10% até o ano passado.

Outra marca que retomou o crescimento foi a Ralph Lauren. Prevê para este ano aumento de vendas nos Estados Unidos na casa dos 7%.

As lojas de departamento Sacks, por sua vez, já mostram concreta recuperação neste ano. Apresentaram no primeiro trimestre vendas quase 9% acima das obtidas no mesmo período do ano passado.

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