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Mercado imobiliário faz de tudo para atrair clientes

Em época de concorrência acirrada as empresas do mercado imobiliário estão apelando para a criatividade na tentativa de conquistar clientes. Para tirar o possível comprador de imóvel de sua casa e levá-lo até o estande de vendas vale de tudo: presentear com garrafas de vinho francês, promover shows e até levar personalidades para morar em um apartamento decorado. Por quatro fins de semana consecutivos, a partir deste, Thyrso e Manoela, ex-integrantes do reality show ´Big Brother Brasil´, da Globo, foram escalados para chamar a atenção de quem está pensando em morar no condomínio Chácara da Boa Vista, da construtora Gafisa. A empresa montou um apartamento no local onde será construída a décima torre do residencial com toda a estrutura necessária para receber os dois "moradores". "Quem vai até o condomínio, que já está com toda a área de lazer pronta, se encanta e quer ficar", explica o gerente de Incorporação da Gafisa, Marcelo Junqueira. A estratégia de marketing vai consumir cerca de R$ 1 milhão, mas é necessária. No condomínio, os apartamentos têm preço entre R$ 270 mil e R$ 330 mil, e nas outras cinco torres lançadas este ano pelo menos 60% das unidades já foram vendidas. Segundo o diretor de Novos Negócios da Imobiliária Lopes, Tomás Salles, há casos em que o investimento é de R$ 1 milhão apenas no estande de vendas. Mas isso só vale para empreendimentos que têm um grande volume de vendas - em unidades ou no valor comercializado. A construtora Inpar tem exemplos de campanhas recentes que se encaixam nesses dois perfis. Em agosto a empresa lançou o edifício de altíssimo padrão L´Essence, cujo estande de vendas tinha piso de mármore importado. Cerca de 1.200 prováveis compradores dos apartamentos de R$ 4,5 milhões receberam buquês de flores e um convite para visitar ao local onde foi montada uma exposição de veículos BMW e Jaguar. O resultado é que até agora 20 apartamentos, de um total de 35, foram vendidos. "O mercado chegou em um ponto em que é preciso inovar, buscar novas formas de divulgação", afirma o gerente de Incorporação da empresa, Sérgio Delgado Pardal. O Grands Jardins de France, que reúne três empreendimentos em uma quadra do Campo Belo, também mereceu essa atenção da Inpar. Com valor geral de vendas de R$ 184 milhões e preços de unidades variando de R$ 280 mil a R$ 620 mil, o condomínio foi apresentado ao público em grande estilo. Para começar, os convites davam direito a uma garrafa de vinho. O ápice da campanha foi um show com Milton Nascimento para cerca de 2 mil pessoas. No fim da festa cem unidades estavam com escrituras prontas ou pelo menos reservadas. "Nossa meta é atingir 200 apartamentos vendidos até dezembro e já atingimos 170", diz Pardal. O investimento na campanha consumiu até agora 3% do valor geral de venda, índice que está dentro do que geralmente é reservado pelas empresas para a publicidade, de até 5%. Segundo Rogério Santos, diretor de Planejamento e Marketing da Abyara Planejamento Imobiliário, almoços e festas para grupos de consumidores já são comuns no pré-lançamento de grande empreendimentos. Mas, diz ele, investimento alto não é garantia de sucesso de vendas. "Nenhuma ação funciona se o produto não tiver sido bem desenvolvido."

Agencia Estado,

25 de novembro de 2002 | 07h42

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