Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Mercados asiáticos fecham em alta após comentários do Fed

As bolsas de valores da Ásia encerraram em alta nesta quinta-feira, após o Federal Reserve ter afirmado que reconhece estabilidade na economia norte-americana, levando investidores a recomprar ações e outros ativos de maior risco.

KEVIN PLUMBERG, REUTERS

13 de agosto de 2009 | 08h04

Às 7h56 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne as principais bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 2,31 por cento, com os maiores ganhos registrados nos setores de tecnologia, energia, financeiro e de consumo arbitrário.

O indicador tem apresentado volatilidade nas últimas semanas, mas acumula alta de 72 por cento desde que uma recuperação global dos mercados acionários começou em 9 de março.

Os investidores, no entanto, permameciam indecisos sobre o que sustentará as ações além do sentimento otimista.

"A confiança do mercado se aqueceu, mas não é como se os investidores estivessem otimistas. Eles ainda estão um pouco nervosos", disse Junichi Misawa, gerente sênior de fundos da STB Asset Management, em Tóquio.

"As ações parecem estar supervalorizadas considerando o nível atual dos resultados corporativos, mas eu acredito que essa confiança, como está agora, indica um rali de longa duração".

O índice Nikkei, de TÓQUIO, avançou 0,79 por cento, para 10.517 pontos, conduzido por uma variedade de exportadores dos segmentos automotivo e de tecnologia.

Em sessão marcada por um baixo volume de negócios, investidores buscaram ações individuais relacionadas a temas específicos, com a Kawasaki Heavy e outras companhias envolvidas na fabricação de trens em valorização, após notícias de que o Vietnã utilizará a tecnologia japonesa na construção de um sistema ferroviário de alta velocidade.

A fabricante de auto-peças Denso ganhou 3,4 por cento depois que o Mitsubishi UFJ Securities elevou a classificação de suas ações de "3" para "1", estabelecendo uma meta de preço de 3.680 ienes.

Analistas disseram que o mercado recebeu com agrado a ausência de surpresas na estratégia do Fed, mas investidores continuaram cautelosos.

"A visão do Fed sobre a economia se tornou marcadamente mais forte e os resultados saciaram tanto o mercado de bônus como o acionário", afirmou Nagayuki Yamagishi, estrategista da Mitsubishi UFJ Securities.

A bolsa de Hong Kong subiu 2,08 por cento, para 20.861 pontos. Os papéis da Tencent Holdings saltaram 5 por cento, registrando os maiores ganhos no mercado.

As ações negociadas em XANGAI avançaram 0,89 por cento. SYDNEY teve alta de 2,14 por cento, enquanto TAIWAN subiu 1,97 por cento e CINGAPURA avançou 1,67 por cento.

Na contramão, SEUL recuou 0,05 por cento.

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAASIAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.