Mercados estão 'realmente fora de controle', diz ministro alemão

Segundo ele, é necessária uma regulação efetiva sobre os mercados

Clarissa Mangueira, da Agência Estado

20 de maio de 2010 | 10h44

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse que uma regulação "realmente efetiva" é necessária para enfrentar os mercados financeiros que estão "realmente fora de controle". "O mercado não funciona adequadamente quando os riscos e as recompensas estão completamente desequilibrados", afirmou Schäuble em uma entrevista ao jornal Financial Times. "É por isso que precisamos de uma normalização dos produtos... e precisamos de transparência para todos os participantes do mercado."

Schäuble pediu por uma regulação dos produtos que são negociados no mercado de balcão e um foco na relação entre as transações financeiras e a troca real de bens e serviços que, segundo ele, "não têm qualquer relação entre si" atualmente.

O ministro alemão afirmou ainda que, embora ele tema que o momento certo para as negociações internacionais sobre a regulamentação financeira tenha passado, o G-20 examinará esse assunto outra vez.

Schäuble também pediu por uma maior liderança na Europa. "A França e a Alemanha podem fazer muita coisa juntos. Seria melhor se o Reino Unido também faça parte dessa liderança", ressaltou o ministro. As informações são da Dow Jones. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.