Colin Ziemer/New York Stock Exchange via AP
Colin Ziemer/New York Stock Exchange via AP

Nova York e Ásia fecham em alta com bom desempenho do mercado de trabalho dos EUA

Relatório de emprego do país americano divulgado na última sexta mostrou geração de 916 mil postos de trabalho em março; boa parte dos índices de Ásia e Europa não abriram hoje

Redação, O Estado de S.Paulo

05 de abril de 2021 | 17h10

O bom desempenho do mercado de trabalho americano, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira, com os mercados internacionais fechados para o Feriado da Páscoa, animou os poucos índices que funcionaram nesta segunda-feira, 5, o que inclui o mercado de Nova York. Na Europa, as Bolsas continuaram fechadas por conta da data religiosa.

O "payroll", relatório de emprego dos Estados Unidos divulgado na sexta-feira, 2, mostrou geração de 916 mil postos de trabalho em março, número que ficou bem acima da mediana das expectativas. O indicador sugere que o país americano se mantém na trajetória de recuperação após o impacto  da pandemia, o que favorece a perspectiva  da economia mundial como um todo.

Além disso, o mercado também vê com bons olhos o anúncio de um novo programa de estímulos fiscais nos EUA, agora para o setor de infraestrutura. Conforme anunciado pelo presidente Joe Biden, o pacote, avaliado em US$ 2,25 trilhões, será voltado para obras de longo prazo em vários setores, como aeroportos, estradas, energias renováveis e banda larga, e que têm uma dimensão de política industrial, com o intuito de fortalecer as cadeias produtivas manufatureiras nos EUA.

Segundo a porta-voz da Casa BrancaJen Psaki, a chance dos republicanos apoiarem a medida é grande. No entanto, a própria oposição já anunciou que deseja fazer alguns cortes no pacote proposto pelo democrata.

Bolsas de Nova York

Na volta do feriado, os índices de Nova York voltaram a bater recordes. Nasdaq fechou em forte alta de 1,67%, enquanto o Dow Jones subiu 1,13% e o S&P 500 teve ganho de 1,44%, com os dois últimos renovando suas marcas históricas de fechamento.

Bolsas da Ásia

A Bolsa de Tóquio subiu 0,79%, enquanto a de Seul teve ganho de 0,26%. Os mercados da China, Hong Kong e Taiwan, assim como na Austrália, onde fica o maior mercado acionário da Oceania, ficaram fechados devido a feriados locais.

Petróleo

Os barris do petróleo WTI e Brent fecharam com baixas de 4,56% e 3,91% cada, ante o temor dos investidores com o recrudescimento da covid-19, que tem colocado em cheque a recuperação da demanda pela commodity. A queda de hoje vem após os contratos subirem mais de 3% na sessão de quinta-feira, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) informou que vai aumentar gradativamente a oferta da commodity nos próximos meses, revertendo os cortes implementados para garantir o equilíbrio no setor. /MAIARA SANTIAGO, SERGIO CALDAS E MATHEUS ANDRADE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.