PUBLICIDADE

Publicidade

Mercados temem que algo vá ‘quebrar’, afirma ex-presidente do Fed

Para Greenspan, Grécia pode dar um calote nas próximas semanas se não receber novo pacote de ajuda

Por Ricardo Gozzi e da Agência Estado
Atualização:

Os mercados estão sinalizando temores de que "algo vá quebrar" e parece que a Grécia poderá dar um calote nas próximas semanas se não receber uma nova tranche de empréstimos, observou nesta quinta-feira, 22, o ex-presidente do banco central norte-americano Alan Greenspan.

PUBLICIDADE

Os mercados financeiros, e especialmente os ativos de risco mais elevado, têm sofrido queda acentuada em meio a temores em relação ao crescimento da economia global e aos crescentes problemas com a dívida da zona do euro. Hoje, os mercados passaram por novas quedas acentuadas.

Na avaliação de Greenspan, os mercados "temem que algo vá quebrar e claramente a Grécia e está algumas semanas de um default caso não haja uma nova tranche".

Ao comentar o segundo programa de compra de bônus do Fed para incentivar a economia norte-americana, Greenspan disse, perante um painel em Washington, que um de seus efeitos positivos foi o enfraquecimento do dólar. Ele notou, no entanto, que o euro também se desvalorizou, o que limitou os benefícios potenciais do dólar enfraquecido.

Agora, se assim desejasse, o Fed poderia reverter "as coisas com muito poucas consequências econômicas", prosseguiu o ex-presidente da instituição. Segundo ele, o Fed poderia fazer uma transação fora de mercado, com o Departamento do Tesouro atuando como intermediário. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.