Merkel: mercados estão preocupados com pagamento de dívida por países

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta terça-feira que os mercados financeiros estão preocupados com a capacidade de alguns países da zona do euro de pagar sua dívida.

Reuters

25 de setembro de 2012 | 08h05

"Existe uma falta de confiança nos mercados financeiros de que alguns países da zona do euro podem pagar sua dívida no longo prazo. O mundo se pergunta agora o quão competitivos são os países da zona do euro", disse ela em reunião da Federação das Indústrias da Alemanha.

Merkel disse ser necessário mais força para resolver a crise, mas que o compacto fiscal para disciplina orçamentária é um sinal de avanço, assim como o progresso feito em supervisão bancária no bloco.

A líder alemã afirmou que é prematuro falar sobre qualquer recapitalização de bancos na zona do euro através de mecanismos europeus antes que um órgão de supervisão com direitos de intervenção esteja funcionando.

Ela acrescentou que o déficit orçamentário geral da Alemanha deve ficar em 0,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e que o país precisa continuar a impulsionar a demanda doméstica.

(Reportagem de Noah Barkin)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROMERKELMERCADOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.