Merkel refuta 'dívida conjunta' enquanto viver--fontes

A chanceler alemã, Angela Merkel, teve atribuída a ela uma declaração feita em um encontro de um dos partidos de sua coalizão nesta terça-feira de que a Europa não teria compartilhamento total da responsabilidade da dívida "enquanto eu viver".

REUTERS

26 de junho de 2012 | 13h48

"Não vejo compartilhamento total da dívida enquanto eu viver", teria dito Merkel a membros democratas do Parlamento do Democratas Livres, pequena legenda da coalizão de centro-direita da chanceler, segundo fontes que participaram do evento.

Merkel afirmou que não haveria responsabilidade compartilhada da dívida também na Alemanha -após seu governo acertar planos com estados para emitir bônus alemães conjuntos-em comentários relatados por participantes em encontro.

A chanceler advertiu contra o foco em propostas para compartilhamento da responsabilidade da dívida -como os eurobônus defendidos pelo novo presidente francês, François Hollande- e outras soluções "fáceis" para a crise da zona do euro na cúpula desta semana da UE.

Ela afirmou em discurso na segunda-feira que dividir a responsabilidade da dívida entre as 17 nações do bloco monetário seria "economicamente errada" e "contraproducente".

(Reportagem de Thorsten Severin)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROMERKELDIVIDAATUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.