'Queremos reforçar a experiência do cliente da Starbucks' Depois de lançar no Brasil um cartão pré-pago que garante descontos em bebidas e vender o dobro do esperado, a rede de cafeterias americanas Starbucks lança nesta semana no País seu programa de fidelidade, lançado em 2009, e que hoje tem 8 milhões de membros no mundo. Segundo o gerente sênior de marketing da Starbucks Brasil, Renato Grego, o objetivo é "reforçar a experiência" do público brasileiro com a marca. Como o programa de fidelidade se diferencia dos incentivos que a empresa já oferece no Brasil? Até agora só tínhamos campanhas sazonais, que não necessariamente acontecem em todas as lojas. Agora, trazemos para o País o programa de fidelidade lançado em 2009 e que tem 8 milhões de membros no mundo. O Brasil será o primeiro País da América do Sul a ter o projeto implantado. Que tipo de benefício o cliente terá? Ao se cadastrar, o cliente passa a ter direito a uma bebida grátis nos 30 dias seguintes ao aniversário. Ao comparecer cinco vezes por ano à loja, tem direito a uma dose extra de café expresso em suas bebidas e a um expresso ao comprar um pacote de café. Se comparecer 30 vezes à loja no ano, entra na categoria Gold (ouro). Aí, ganha uma bebida à sua escolha a cada 12 visitas à loja, além dos benefícios dos demais clientes. A ideia é que concentrar o projeto em produtos das lojas, para reforçar a experiência do cliente com a marca. Por que o programa chega agora? Temos 90 lojas e vamos chegar a 100 no primeiro trimestre de 2015. Além disso, lançamos um cartão pré-pago no Brasil que garante um desconto a quem pagasse um valor adiantado. Vendemos o dobro do previsto. Quem já tem este cartão poderá usá-lo como fidelidade. O cadastro no site estará disponível até o fim de semana.