AP
AP

Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Michelle Obama rompe protocolo em encontro com a rainha

Em visita ao palácio de Buckinham, ela recepcionou Elizabeth II com um abraço, o que não é permitido

Da Redação,

02 de abril de 2009 | 11h57

A primeira-dama americana, Michelle Obama, rompeu o protocolo durante seu encontro com a rainha britânica, Elizabeth II. Ela recepcionou a monarca com um abraço, o que foi retribuído pela chefe de Estado britânica.

 

Veja também:

Obama presenteia rainha Elizabeth II com iPod

lista Veja as músicas que estão no iPod da rainha

lista Cronograma da viagem de Obama na Europa 

 

Na chegada ao Palácio de Edimburgo, em sua primeira visita à família real britânica, o casal Obama foi recepcionado pela rainha e seu marido, o príncipe Phillip.

Em um clima amistoso, o Duque de Edimburgo perguntou a Obama como ele havia conseguido ficar acordado em meio a tantos compromissos. A rainha e a primeira-dama trocaram elogios sobre os sapatos de cada uma. Então Michelle colocou os braços sobre a cintura da rainha. Após um momento de estranheza, a monarca retribuiu o gesto.

O gesto de Elizabeth II reflete um afrouxamento no protocolo real nos últimos anos. A princípio, apenas o aperto de mão é permitido. Apesar da rainha ser conhecida pela formalidade, algumas regras, como se curvar perante ela, foram abolidas.

Michelle Obama não foi a primeira pessoa a romper o protocolo que impede contato físico com a rainha. Os premiês da Austrália John Howard e Paul Keating, além de Alice Frazier, em 1991, já cometeram gafes similares.

Tudo o que sabemos sobre:
Michelle ObamaprotocoloG-20

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.