Publicidade

Mineração é para profissionais

Alta eficiência depende de até milhares de equipamentos operando na mesma sintonia

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Getty Images 

Na prática, a teoria é outra. Em tese, qualquer pessoa pode fazer a chamada mineração de criptomoedas com objetivo de obter lucro, mas o processo está longe de ser trivial. Por isso, destacam os especialistas, todo cuidado é pouco. Cada criptoativo tem característica própria e um processo de mineração diferente. A forma de minerar mais comum está  atrelada ao bitcoin.

PUBLICIDADE

“Os profissionais e empresas mineradoras atualmente são especializados nessa atividade e atuam com centenas ou milhares de equipamentos potentes, muitas vezes desenvolvidos para esse objetivo. Somente com profissionalismo e alta eficiência conseguem competir com tantas empresas, localizadas em várias partes do mundo e que igualmente atuam nesse setor”, alerta o economista Carlos Caixeta.

Hugo Trombini, head de criptomoedas da Hurst Capital, explica que, por meio de máquinas com alto poder de processamento, mineradores resolvem equações complexas relacionadas às criptomoedas e recebem uma recompensa por esse trabalho. “O processo computacional valida digitalmente as transações e, então, elas são adicionadas ao bloco da cadeia. Como recompensa, o minerador recebe a criptomoeda ou parte dela ao participar de um grupo de mineração”, explica Caroline Nunes, CEO da InspireIP.

Outro ponto relevante é o fato de que a mineração de criptomoedas tem um custo alto, que deve ser colocado na ponta da caneta antes de ser tomada a decisão pelo início do negócio. “Para 99,9% da população, não vale a pena minerar criptoativos. O custo de entrada para ser competitivo nesse ramo é extremamente alto, fora que requer um conhecimento alto sobre todos os processos da rede”, diz Luca.

A estimativa é que para minerar 1 BTC, por exemplo, gasta-se em torno de US$ 18 mil. “O poder de mineração do investidor também conta, pois, se ele estiver disposto a assumir um projeto desse porte, deve-se entender que existe um investimento inicial em máquinas, recursos e equipamentos”, diz Trombini.

“Ao fazer os cálculos do custo do equipamento e da energia elétrica, o lucro no momento acaba sendo mínimo, e até quitar o valor do equipamento pode levar um bom tempo. Comprar bitcoin em uma exchange pode ser uma maneira muito mais simples de ter algum lucro”, afirma Caroline.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.