Publicidade

Ministério da Agricultura terá área de ‘assessoria socioambiental’

Objetivo é montar uma assessoria de aconselhamento sobre casos que incluam maior complexidade para obter licenças ambientais

Foto do author André Borges
Por André Borges
Atualização:

BRASÍLIA - A estrutura do Ministério da Agricultura (Mapa) vai ganhar uma área específica para cuidar de questões atreladas ao licenciamento ambiental do setor. O objetivo é montar uma assessoria de “aconselhamento” sobre casos que incluam maior complexidade para obter licenças ambientais.

Nos últimos dias, informações vindas da equipe de transição do governo davam conta de que o Ministério da Agricultura poderia centralizar, dentro de sua estrutura, uma divisão para acelerar o licenciamento ambiental, envolvendo desde temas de impacto ao meio ambiente, tratados pelo Ibama e secretarias estaduais; como questões sobreterras e povos indígenas, que hoje são fiscalizados pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

A deputada Tereza Cristina (DEM-MS) será a ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro Foto: Adriano Machado/Reuters - 8/11/2018

Essa nova área do Mapa, conforme apurou o Estado, não fará o licenciamento, mas deverá instruir sobre o que e como deve ser licenciado.

A equipe de transição analisar durante semanas a possibilidade de o Ministério do Meio Ambiente ser totalmente absorvido pelo Mapa, mas acabou desistindo da ideia por encontrar resistências dentro da própria pasta da Agricultura.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.