Ministro espanhol se encontrará com Schaeuble na terça-feira

O ministro da Economia da Espanha, Luis de Guindos, visitará Berlim na terça-feira para negociações com o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, afirmou nesta segunda-feira a porta-voz do Ministério alemão Marianne Kothe, acrescentando que Berlim não sabe de planos para um pedido de resgate mais amplo da Espanha.

Reuters

23 de julho de 2012 | 07h38

"Nós acreditamos que as reformas já iniciadas pela Espanha ajudarão a acalmar os mercados", disse Kothe, acrescentando que os problemas financeiro reportados pelas regiões espanholas "não tinham nada a ver" com o acordo para resgatar os bancos da Espanha.

O governo alemão, respondendo a uma reportagem da revista Der Spiegel de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) não daria mais assistência à Grécia, afirmou que não recebeu tal sinal do FMI, nem que havia qualquer discussão sobre um terceiro pacote de resgate à Grécia.

"Não há, neste momento, nenhuma discussão sobre um terceiro pacote (para a Grécia)", disse Kothe em entrevista coletiva.

Ela acrescentou que a Grécia pode conseguir empréstimos-ponte de curto prazo no mercado financeiro até que o relatório da missão da "troika" --grupo formado pelo FMI, Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia-- sobre o progressos das reformas no país seja apresentado em setembro.

(Reportagem de Stephen Brown e Gareth Jones)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROESPANHAALEMANHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.