MME: estudo sobre preço de barril sairá esta semana

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou hoje que os estudos realizados sobre o preço do barril para cessão onerosa envolvendo a União e a Petrobras devem ser concluídos ainda esta semana. Apesar disso, ele preferiu não comentar se o valor final ficará mais próximo dos US$ 5 ou dos US$ 10, conforme o mercado. "Qualquer comentário antes da conclusão dos estudos só irá gerar especulação", afirmou Zimmermann, que participou de evento promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

WELLINGTON BAHNEMANN, Agencia Estado

23 de agosto de 2010 | 14h55

Segundo o ministro, depois que o valor do barril estiver definido, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) irá publicar uma resolução aprovando o contrato de cessão onerosa. Zimmermann também comentou que a intenção do governo é realizar até o fim de setembro a capitalização da Petrobras. "O que está se tentando é manter o cronograma. A ideia de todos é não alterar isso", disse.

Além disso, o ministro disse que o governo não deve realizar nenhum leilão para concessão de áreas de petróleo e gás este ano. O motivo para isso é que o projeto do marco regulatório do pré-sal ainda não foi aprovado no Congresso Nacional. "A aprovação do projeto só deve ocorrer depois das eleições", disse. Zimmermann também afirmou que o contrato de concessão da hidrelétrica Belo Monte (PA) será assinado pelo consórcio Norte Energia na próxima quinta-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleopré-salpreçobarrilMME

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.