Publicidade

Moeda digital soberana da China está 'quase pronta'

Intenção é reduzir custos da circulação de papel moeda e melhorar o controle da autoridade monetária sobre a oferta de dinheiro

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O banco central da China “está quase pronto” para emitir a própria moeda digital do país, afirmou um representante da autoridade monetária. Mu Changchun, vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, fez o comentário no sábado, durante um fórum realizado na província de Heilongjiang, no norte do país.

Emissão da moeda digital vai ser baseada em um sistema de dois níveis, no qual tanto o banco central quanto as instituições financeiras serão emissores legítimos da moeda Foto: Dado Ruvic/ REUTERS/ Ilustração

PUBLICIDADE

O banco central da China montou uma equipe de pesquisa em 2014 para explorar a possibilidade de lançar sua própria moeda digital para reduzir custos da circulação de papel moeda e melhorar o controle da autoridade monetária sobre a oferta de dinheiro. O banco central até agora divulgou apenas alguns detalhes sobre o projeto.

Mu afirmou que a emissão da moeda digital vai ser baseada em um sistema de dois níveis no qual tanto o banco central quanto as instituições financeiras serão emissores legítimos da moeda.

Ele afirmou ainda que a moeda digital não vai contar apenas com blockchain uma vez que a tecnologia não é capaz de lidar com os volumes transacionados na China.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.