Moody's coloca oito bancos da Espanha em revisão

A agência de classificação de risco Moody''s colocou na noite de ontem os ratings de oito bancos da Espanha em revisão para possível rebaixamento, citando a pressão resultante da fraqueza econômica e o risco com os problemas enfrentados pelo mercado imobiliário.

ÁLVARO CAMPOS, Agencia Estado

13 de dezembro de 2011 | 07h43

Os bancos envolvidos são: Banco Cooperativo; Banco de Sabadell; Bankia e sua holding Banco Financeiro y de Ahorro; Bankinter, CaixaBank e sua holding La Caixa; Confederación Española de Cajás de Ahorro (CECA); Caja Rural de Granada; Ibercaja Banco; e Lico Leasing. A Moody''s também estendeu suas análises em andamento para sete bancos envolvidos em fusões, para incorporar as novas considerações.

A agência afirmou que uma reavaliação da força financeira dos bancos a levou a esperar maiores perdas de unidades expostas ao setor imobiliário espanhol. Uma projeção menor de crescimento para a economia do país também pressiona a habilidade dessas instituições de gerar lucro, segundo a Moody''s.

Ao mesmo tempo, a Moody''s informou que colocou os ratings do Banco CAM em revisão para possível elevação, após o acordo para aquisição pelo Banco Sabadell.

Nos mês passado a agência informou que estava revendo as dívidas subordinadas e júnior de 87 bancos europeus para possível rebaixamento, afirmando que os problemas com dívidas soberanas na região reduziram a capacidade dos governos de oferecer suporte a essas instituições. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Moody'sEspanhabancos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.