Moody’s corta rating de dívida sênior do Anglo Irish Bank em 3 níveis

Apesar de ter sido nacionalizado em 2009, banco deve receber ajuda extra do governo após sua reorganização 

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

27 de setembro de 2010 | 09h21

A Moody's cortou em três níveis o rating da dívida sênior do Anglo Irish Bank para Baa3, de A3, e a dívida subordinada em seis níveis para Caa1, de Ba1, uma vez que o problemático banco irlandês, já nacionalizado, deve receber suporte adicional do governo após sua reorganização.

A Moody's disse que o risco do governo não dar sustentação à sua dívida é "muito pequeno" e que os ratings poderão ser elevados se o governo garantir a dívida sênior após o banco ser reorganizado.

Autoridades do governo da Irlanda indicaram que seria possível renegociar alguns dos papéis subordinados do banco, mas o ministro das Finanças, Brian Lenihan, afirmou ser impensável que a Irlanda não fosse honrar a dívida sênior.

A Moody's manteve o rating da dívida sênior do banco em revisão e colocou o rating da dívida subordinada em perspectiva negativa.

A Moody's espera maior esclarecimento do governo irlandês em relação a seus planos nas próximas semanas e o veredicto da Comissão Europeia sobre a reestruturação proposta.

Os bancos irlandeses foram particularmente atingidos pela quebra do setor imobiliário e agora necessitam de forte ajuda do governo para se recapitalizarem. Até agora, o governo já gastou 33 bilhões de euros ou cerca de 20% do PIB para resgatar os bancos. Além disso, a Agência Nacional de Administração de Ativos da Irlanda está comprando empréstimos das instituições financeira com um desconto de aproximadamente 52%, num total de cerca de 81 bilhões de euros.

As preocupações em relação à capacidade da Irlanda continuar financiando o setor bancário aumentaram após a divulgação na semana passada de uma inesperada contração do PIB no segundo trimestre. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.