seu bolso

E-Investidor: O passo a passo para montar uma reserva de emergência

Moody’s eleva perspectiva para sistema bancário dos EUA

A agência de classificação de risco Moody''s elevou a perspectiva do sistema bancário dos EUA de negativa para estável, citando a contínua melhora do ambiente operacional e a redução dos riscos econômicos aos bancos. A perspectiva estava negativa desde 2008.

Agencia Estado

28 de maio de 2013 | 12h53

A Moody''s espera que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA fique entre 1,5% e 2,5% em 2013 e 2014, com um contínuo declínio do desemprego para 7%. "O crescimento sustentável do PIB e a melhora das condições de emprego vão ajudar os bancos a protegerem seus balanços patrimoniais, que agora estão mais fortes", disse Sean Jones, um dos autores do relatório da agência. "Além disso, após outro ano de redução dos custos relacionados ao crédito e à restauração do capital, os bancos dos EUA estão agora melhores posicionados para enfrentar qualquer desafio econômico no futuro."

Para a Moody''s, o ambiente de juros baixos é a questão mais importante a motivar a performance dos bancos norte-americanos nos próximos 12 a 18 meses. As baixas taxas de juros ajudam a promover a criação de empregos no setor privado e têm apoiado as melhoras na qualidade dos ativos dos bancos.

A agência alertou, no entanto, que os juros baixos também podem prejudicar os lucros dos bancos no curto e médio prazo, além de motivá-los a buscarem mais risco, o que, segundo a Moody''s, seria o cenário mais provável a provocar o rebaixamento da perspectiva do sistema bancário novamente para negativa. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.