Moody's eleva rating da Espanha; perspectiva positiva

A Moody''s Investors Service elevou o rating dos bônus do governo da Espanha para Baa2, de Baa3, com perspectiva positiva. O rating da dívida de longo prazo da Espanha foi elevado para Prime 2, de Prime 3.

RENATO MARTINS, Agencia Estado

21 de fevereiro de 2014 | 19h29

Segundo a Moody''s, a razão principal para a elevação dos ratings é "a melhora da perspectiva econômica do país no médio prazo, sustentada pelo reequilíbrio da economia, de investimentos em imóveis para exportações, que deverão levar a uma trajetória de crescimento mais sustentável. A economia da Espanha não apenas começou a crescer novamente no terceiro trimestre de 2013 como o padrão de crescimento também está se tornando mais equilibrado".

A agência também diz que"as condições financeiras para o setor privado melhoraram nos últimos meses. Além disso, os ganhos de produtividade foram substanciais e continuarão a apoiar o setor exportador, á medida que o crescimento dos salários provavelmente continuará muito moderado nos próximos anos".

Sobre as reformas e as medidas de austeridade adotadas nos últimos anos, a Moody''s diz que "as mais importantes delas foram as reformas do mercado de trabalho que apoiam a moderação dos salários e o fortalecimento da competitividade externa". A agência também observou que o risco para o acesso da Espanha aos mercados de crédito teve "um declínio material" nos últimos meses. "Na opinião da Moody''s, isso resultou em grande parte dos anúncios e das ações do Banco Central Europeu, mas também da melhora evidente na economia espanhola e do histórico do governo em implementação de políticas".

Tudo o que sabemos sobre:
EspanharatingMoody's

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.