Moody’s põe sob revisão ratings de 10 bancos dos EUA

Após o pior da crise, é menos provável um apoio do governo para essas instituições, justificou a agência

Agência Estado,

27 de julho de 2010 | 20h58

A agência de classificação de crédito Moody''s colocou os ratings de 10 dos maiores bancos regionais dos Estados Unidos sob revisão para possível rebaixamento pelo fato de ser menos provável que o governo do país ajude essas instituições no futuro. "A Moody''s havia embutido um suporte extraordinário aos ratings desses bancos em 2009, quando o sistema bancário dos EUA enfrentava dificuldades e o governo afirmou claramente que haveria apoio para os maiores bancos regionais", afirmou a agência. "Agora que o sistema bancário dos EUA superou a pior da crise financeira, a probabilidade de um apoio do governo para esses bancos pode ser menor."

Entre as instituições afetadas, estão o US Bancorp (USB), Capital One Financial e PNC Financial Services Group. Os outros grandes bancos regionais que enfrentam um potencial rebaixamento de rating são BB&T, Fifth Third Bancorp, KeyCorp, Popular, Regions Financial, SunTrust Banks e Zions Bancorp.

A Moody''s também reafirmou os ratings tradicionais de longo e de curto prazo do Bank of America, do Citigroup e do Wells Fargo, mas mudou para negativa, de estável, a perspectiva para os chamados "supported ratings", que incorporam a possibilidade de um auxílio do governo para esses bancos.

O sistema de rating duplo para o setor bancário foi adotado pela Moody''s após o governo dos EUA ter resgatado várias das maiores instituições financeiras do país durante a crise, em 2008 e no começo de 2009. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Moody'sratingsbancosrevisãoEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.