Sebastião Moreira/Estadão
Sebastião Moreira/Estadão

Morre aos 91 anos Samuel Klein, fundador das Casas Bahia

Empresário estava internado há 15 dias e morreu de insuficiência respiratória; enterro foi no início da tarde desta quinta-feira

Economia & Negócios

20 de novembro de 2014 | 11h00

Texto atualizado às 17h50

Morreu nesta quinta-feira, 20, Samuel Klein, de 91 anos. O empresário, fundador das Casas Bahia, estava internado há 15 dias no Hospital Israelita Albert Einstein. A causa do falecimento, por volta das 4h30, foi insuficiência respiratória.

Klein estava com 91 anos de idade. Ele deixa três filhos, oito netos e cinco bisnetos. O velório ocorre no cemitério israelita do Butantã, em cerimônia reservada para família e amigos.

O velório ocorreu hoje no Cemitério Israelita do Butantã, em cerimônia íntima, fechada para os familiares. O enterro foi por volta das 14h.

A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do empresário e disse, em nota, que o "sucesso empresarial de Samuel Klein comprova como o Brasil é um País das mais diversas oportunidades"


A Via Varejo, controladora da Casas Bahia, divulgou nota na qual expressou seus sentimentos de pesar e agradeceu o empresário por sua contribuição ao País. "A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuarmos crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores".

O empresário Abilio Diniz, ex-controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e atual presidente do conselho de administração da BRF, enviou seus pêsames à família de Samuel Klein. "Ele foi um homem simples e visionário, que com seu esforço, humildade e inteligência construiu uma das maiores redes de varejo do País", escreveu o empresário em nota enviada à imprensa. "Samuel é um exemplo de empreendedorismo e visão, que acreditou desde sempre no consumidor brasileiro e no Brasil."

O presidente executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, lamentou a morte de Samuel Klein, lembrando de sua trajetória de imigrante lutador e história de superação. Em nota, Trabuco diz que Klein é referência para todos os brasileiros.

Perfil. Polonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein nasceu em Lublin, na Polônia, como o terceiro de nove irmãos, filho de um carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração de Maidanek, na Polônia, de onde conseguiu fugir, em 1944.

Em 1952, decidiu mudar-se para o Brasil, onde, depois de uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, viajou para São Paulo, instalando-se em São Caetano do Sul, na região do ABC paulista. Com a ajuda de um conhecido que transitava pelo comércio do Bom Retiro, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias como roupas de cama, mesa e banho. Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para comprar sua primeira loja, no centro de São Caetano. Chamou a loja de "Casa Bahia" em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. (Com informações da Agência Estado)

Tudo o que sabemos sobre:
Samuel KleinCasas Bahiafalecimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.