Movimento do comércio cresce 1,2% em fevereiro, diz pesquisa

Movimento do comércio cresce 1,2% em fevereiro, diz pesquisa

Em relação a fevereiro de 2014, contudo, houve queda de 2,1%; para a Boa Vista, cenário econômico deve limitar a confiança e o poder de compra dos consumidores brasileiros

ÁLVARO CAMPOS, O Estado de S. Paulo

23 de março de 2015 | 10h50

O movimento do comércio cresceu 1,2% em fevereiro ante janeiro, já descontados os efeitos sazonais, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. Em relação a fevereiro de 2014 houve queda de 2,1%. No período de 12 meses encerrados em fevereiro, na comparação com igual intervalo do ano anterior, o movimento registrou alta de 2,3%, desacelerando fortemente em relação a janeiro, quando o nível era de 3,2%.

"Para 2015, fatores macroeconômicos como elevação de juros, aumento de tributos e inflação em patamar elevado deverão afetar mais intensamente a confiança e o poder de compra do consumidor", diz a Boa Vista. Assim, a expectativa dos analistas da empresa é de que as vendas varejistas registrem crescimento de modesto 1,0% este ano.

Na divisão por setores, "tecidos, vestuário e calçados" registrou o melhor desempenho, com elevação de 0,9%, na margem. Em seguida aparece "supermercado, alimentos e bebidas", que teve avanço de 0,2%. Do outro lado, "combustíveis e lubrificantes" caíram 0,3%, enquanto "móveis e eletrodomésticos" recuaram 0,1%.

O indicador de movimento do comércio da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas a sua base de dados por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Tudo o que sabemos sobre:
comérciovarejo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.