Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

Movimento do comércio sobe 2,7% em maio ante abril, mas cai na comparação anual

Em comparação com maio de 2016, índice recuou 1,1%; em 12 meses a retração é de 3%

Thaís Barcellos, O Estado de S.Paulo

14 Junho 2017 | 11h37

SÃO PAULO - O Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio em relação a abril na série com ajuste sazonal, mas ainda recuou 1,1% no confronto interanual, informou a Boa Vista SCPC nesta quarta-feira, 14. Em 12 meses, o indicador acumula retração de 3%. "Desde novembro de 2016, o indicador do varejo vem gradualmente se recuperando quando observado na aferição acumulada em 12 meses, ainda que apresente um ritmo menor do que o esperado no início do ano", pondera a instituição. 

++ Vendas no varejo surpreendem e têm melhor abril desde 2008

A empresa espera que o movimento do comércio mostre resultados mais positivos nas próximas medições, já que os efeitos da redução de juros, iniciada no terceiro trimestre de 2016, devem ser observados com mais intensidade, assim como uma melhoria dos níveis de renda, continuidade da redução do nível de preços.

VEJA TAMBÉM: Volume de serviços prestados sobe em abril, mas cai na comparação anual

Entre os setores, o melhor desempenho mensal foi de "Móveis e Eletrodomésticos", que apresentou alta de 5,2%, descontados os efeitos sazonais, mas ainda tem queda de 2,8% em 2 meses. A atividade do setor de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" subiu 0,7% em maio e tem variação negativa de 1,8% no período de 12 meses. A categoria de "Tecidos, Vestuários e Calçados" também subiu em maio (0,4%), mas recua 7,8% em 12 meses, enquanto "Combustíveis e Lubrificantes" ficou estável na margem e declinou 4,4% em 12 meses.

Mais conteúdo sobre:
SÃO PAULO Móveis

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.