finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Movimento no varejo cresce 0,5%em agosto, diz Boa Vista

O movimento do comércio varejista no País cresceu 0,5% em agosto ante julho, já descontados os efeitos sazonais, divulgou nesta quinta-feira (19) a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). É o terceiro mês consecutivo de alta.

RENAN CARREIRA, Agencia Estado

19 de setembro de 2013 | 12h31

De janeiro a agosto, o indicador registrou avanço de 1,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já na comparação dos últimos 12 meses ante os 12 meses encerrados em agosto de 2012, o crescimento foi de 3,1%.

De acordo com nota distribuída à imprensa pela Boa Vista, nos últimos anos o setor varejista teve um ciclo de dinamismo, resultado da relativa estabilidade da inflação no período, de políticas de redistribuição de renda e de facilidades para a obtenção de crédito.

No entanto, segundo a empresa, o crescimento deverá ser moderado este ano. "Dentre os principais motivos desta mudança de quadro se destacam o menor crescimento do rendimento médio da população ocupada no período, a menor efetividade das políticas de fomento ao consumo e a retomada de um ciclo de alta de juros", diz a nota.

Setores

Entre os setores avaliados, o de móveis e eletrodomésticos apresentou aumento de 1,7% em agosto ante julho, com ajuste sazonal, e foi pela segunda vez consecutiva o setor responsável pela variação positiva do indicador geral no mês passado. A categoria combustíveis e lubrificantes teve ligeira alta de 0,3%. Em contrapartida, registraram queda os setores de supermercados, alimentos e bebidas (-0,4%) e de tecidos, vestuários e calçados (-0,3%).

Tudo o que sabemos sobre:
varejoBoa Vistaagosto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.