Mudança no DDD reduz custo de telefonema

Cerca de 68 milhões de consumidores serão beneficiados com uma decisão aprovada ontem pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que converte ligação de longa distância (DDD) em ligação local para cerca de 560 municípios brasileiros, o que reduzirá o valor da conta de telefone para os usuários de telefonia que vivem nessas áreas.

Karla Mendes, O Estado de S.Paulo

21 de janeiro de 2011 | 00h00

A proposta faz parte do novo regulamento sobre áreas locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). O regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios de uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD).

Depois do prazo de adequação de até 120 dias, a partir da data da publicação do regulamento, a nova configuração permitirá chamadas telefônicas a custo de ligação local entre todos os municípios de uma mesma região metropolitana ou de região integrada de desenvolvimento que tenham continuidade geográfica e o mesmo DDD.

O regulamento contempla 39 regiões metropolitanas e 3 três regiões integradas de desenvolvimento. As regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), não sofrerão mudanças porque todos os seus municípios já são considerados uma mesma área local.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.