Luis Cortes / Reuters
Luis Cortes / Reuters

Mundo entra em período crucial e é preciso fortalecer sistema de comércio, diz diretor da OMC

Roberto Azevêdo ressalta que líderes tentarão obter atualizações sobre os progressos na reforma da Organização Mundial de Comércio durante a cúpula do G-20, em junho

Gabriel Bueno da Costa, O Estado de S.Paulo

29 de maio de 2019 | 06h20

SÃO PAULO - O diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou nesta terça-feira, 28, que o mundo entra agora em um "período crucial" e defendeu a necessidade de uma atuação decidida da comunidade de negócios para ajudar a fortalecer o sistema de comércio.

Em Paris, Azevêdo lembrou que há eventos importantes na agenda, como a cúpula do G-20 no Japão em junho, na qual os líderes tentarão obter atualizações sobre os progressos na reforma da OMC.

Além disso, haverá a Conferência Ministerial da organização no Casaquistão em junho de 2020, quando se pretende apresentar novos resultados negociados, disse Azevêdo. "Este é o momento para o setor privado considerar o que deseja do sistema de comércio e de comunicar isso ao mundo."

Em um momento de tensões comerciais e riscos de mais protecionismo, Azevêdo afirmou que é preciso trabalhar por "um novo século de multilateralismo", com ambição e inovações para melhorar o sistema comercial no futuro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.