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MWM International vê alta de 25% em produção de motores em 2013

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Por Redação
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A fabricantes de motores diesel MWM International, integrante do grupo norte-americano Navistar, estimou nesta terça-feira um crescimento de cerca de 25 por cento em sua produção em 2013, impulsionada por demanda maior por veículos comerciais e agrícolas no Brasil e na Argentina. A companhia, que concentra no Brasil a maior parte de sua produção, também informou que vai retomar em maio a montagem de motores em Jesús Maria, na Argentina, após um hiato de 9 anos em que havia ficado apenas produzindo peças na unidade. Segundo José Eduardo Luzzi, presidente da MWM International, que tem entre os clientes grandes montadoras de veículos como General Motors e MAN, a produção de motores da companhia deve atingir 140 mil unidades em 2013, ante 112 mil em 2012. Além do setor automotivo, a empresa atende indústrias do setor naval e de geradores de energia. A perspectiva é ancorada num forte desempenho da empresa no começo do ano no Brasil, que apenas em janeiro bateu recorde para o mês, com produção de 10.697 motores. "O cenário de negócios no Brasil nos próximos cinco anos nos deixa otimistas, porque todas as necessidades de investimento exigirão motores a diesel", disse Luzzi. Ele se referiu aos planos do governo para melhoria da infraestrutura logística do país, investimentos para realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas e incentivos para produção local de veículos e renovação de frota de caminhões. Para todo o mercado de Brasil e Argentina, o executivo estimou crescimento de 11 por cento na produção de motores a diesel em 2013, para 475 mil unidades. Em 2012, houve tombo de 21 por cento, motivado pela queda de cerca de 40 por cento na produção brasileira de caminhões. Sobre a Argentina, a expectativa da MWM é produzir 2 mil motores em 2013, volume que poderá crescer nos próximos anos diante da capacidade produção da unidade local, de 5 mil unidades anuais. Segundo Luzzi, cerca de 8 por cento da produção de motores da companhia neste ano será dedicada à exportação e o objetivo e elevar o índice para cerca de 12 por cento com novos contratos acertados pela empresa em países como a Turquia. O executivo não deu detalhes sobre a expectativa de faturamento neste ano, mas afirmou que os investimentos previstos para 2013 são de 50 milhões de dólares. (Por Alberto Alerigi Jr.)

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