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Na Amazon, eBook vende mais que livro de papel

Liderança em volume, porém, não se reflete em faturamento, uma vez que o preço do livro digital é baixo, comparado ao das edições tradicionais

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Por Redação
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NOVA YORKAAmazon informou ontem que suas vendas de livros digitais superaram a comercialização de edições tradicionais, em papel. A dianteira dos e-books sobre as obras em papel nas vendas da gigante da internet já é da ordem de 5%.A Amazon, que não divulga dados específicos, disse apenas que, desde o dia 1.º de abril, para cada 100 livros tradicionais vendidos, 105 edições digitais foram comercializadas. As estatísticas incluem tanto edições de capa dura quanto em papel jornal e excluem obras oferecidas gratuitamente para download.O fundador da Amazon, Jeff Bezos, destacou a rapidez com que a introdução dos leitores digitais conseguiu mudar o perfil do mercado. "Sabíamos que a liderança dos livros digitais ocorreria um dia, mas não imaginávamos que seria tão rápido. A Amazon vende livros há 15 anos, e o Kindle só existe há quatro", frisou o executivo.Segundo dados da Associação Americana de Editores citados pelo Financial Times, as vendas de livros para o Kindle subiram 146% no acumulado de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. A entidade disse que a Amazon e outros sites de vendas online devem ser beneficiados pelo processo de falência da rede de livrarias Borders, nos Estados Unidos.Faturamento. Apesar do barulho que a notícia gerou no mercado editorial, especialistas no setor dizem que os dados refletem apenas o volume vendido, e não o faturamento - muitas obras oferecidas online custam menos de US$ 1.Nos Estados Unidos, as vendas de livros digitais somaram US$ 69 milhões em março, aponta o FT. Os livros de papel jornal tiveram receita de US$ 116 milhões, enquanto os de capa dura geraram US$ 97 milhões.Nicola Solomon, secretário-geral da Sociedade de Editores da Inglaterra, afirmou ao jornal britânico The Guardian que o anúncio da Amazon não foi surpreendente. Já Neill Denny, chefe da editora Bookseller, disse que o dado não reflete sucesso financeiro. "É uma manchete interessante. Mas, em termos financeiros, não sei se a mesma lógica pode ser aplicada, uma vez que os ebooks ainda são vendidos a preços muito baixos."Mais de 650 mil títulos digitais estão disponíveis para venda na Amazon.com - entre as obras mais vendidas em 2011 figuram O Porão, de Stephen Leather, que custa o equivalente a US$ 0,80.Neill Denny afirma, porém, que o fato de o mercado digital não ter os custos atrelados à impressão em papel dá uma vantagem competitiva inegável aos ebooks. "Cada aparelho Kindle vendido é potencialmente um consumidor que o livro tradicional perde. Não dá para esconder esse fato", afirmou o editor ao The Guardian.Kindle. A Amazon anunciou também que as vendas da nova versão "popular" de seu leitor digital Kindle superam as marcas atingidas pelas outras versões do aparelho.A versão popular do Kindle, que lidera as vendas atualmente nos Estados Unidos, tem o preço sugerido de US$ 114. Para economizar US$ 25 em relação ao aparelho tradicional, o cliente concorda em receber mensagens publicitárias.O Kindle lidera o segmento de e-readers. Estão nessa disputa o Nook, da Barnes & Noble, e o iPad, da Apple. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

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