Daniel Teixeira/Estadão - 7/12/2021
Daniel Teixeira/Estadão - 7/12/2021
Imagem Coluna do Broadcast
Colunista
Coluna do Broadcast
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Neobancos crescem em cartões, mas ainda seguem distantes dos bancões

Com públicos menores, as fintechs ganham em crescimento, mas ainda não conseguem alcançar instituições bancárias tradicionais

Matheus Piovesana, Cynthia Decloedt e Cristiane Barbieri, O Estado de S. Paulo

30 de dezembro de 2021 | 04h00

Ainda distantes dos grandes bancos, as fintechs continuam avançando no mundo dos cartões de crédito. No terceiro trimestre, Nubank e C6 viram o volume financeiro movimentado com seus cartões reais e virtuais crescer 91,3% e 1.496%, respectivamente, em relação a igual período de 2020. Já no Inter, as transações saltaram 209% e no Pan, 102,5%. Com a base de clientes menor e, de maneira geral, com menor receita que os bancões, os neobancos têm crescimentos percentuais grandes, evidentemente. Mantida a tendência, porém, a disputa pelos consumidores mais rentáveis vai se acirrar e mudar de patamar já em 2022. Mais bem posicionado, o Nubank respondeu por 6,7% das transações feitas de julho a setembro, a quinta maior fatia entre as instituições do País.

Com o resultado, o Nubank já supera, inclusive, a Caixa Econômica Federal, que respondeu por 2,9% do volume de transações no período. No entanto, ainda está distante do grande concorrente mais próximo, o Santander Brasil, que tinha 12,4% de participação de mercado.

As três primeiras posições ficaram com Itaú (29,3%), Bradesco (13,6%) e Banco do Brasil (13,1%). Dono de quase um terço do mercado sozinho, além da própria marca, o Itaú também é dono da Credicard. O levantamento foi feito pela empresa de monitoramento de meios de pagamento CardMonitor.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 29/12, às 08h15.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.