PUBLICIDADE

Nestlé e Kraft Foods negam maquiagem de produtos

Por Agencia Estado
Atualização:

A Nestlé e a Kraft Foods negaram ter praticado "maquiagem" de produtos, com redução de peso nos últimos meses. Uma lista de 11 produtos foi divulgada nesta quarta-feira pelo coordenador da Pesquisa de Preços da Fipe, Heron do Carmo. O pó para refresco de abacaxi Clight diet consta da relação, mas o gerente de trade marketing da fabricante Kraft Foods, Augusto Lemos, diz que se trata de um equívoco. "A gramatura varia de acordo com o sabor, e o de abacaxi tem 10 gramas", afirma. Segundo a Fipe, o produto teve redução de 10% no peso. A Nestlé confirma a redução de peso de alguns dos itens citados, mas alega que, por conseqüência, caíram na mesma proporção os preços. Segundo a assessoria da empresa, o Wafer São Luiz teve seu peso reduzido de 200g para 150g em 1999, com o mesmo corte no valor e que isso pode ser comprovado por listas de preços enviadas ao varejo. No caso do Wafer Tostines, a alteração de unidade foi de 10% e ocorreu em maio passado. Mas a Nestlé alega ter informado a mudança em cartazes nos pontos-de-venda. A embalagem, segundo a companhia, também traz a informação de que o produto está 10% mais leve, especificando a mudança de 20 gramas, de 200g para 180g. A Nestlé nega, no entanto, ter diminuído a gramatura do creme de cebola Maggi, de 68 gramas para 65 gramas. O produto está no mercado desde 1978 e, segundo a empresa, nunca teve seu peso original de 68g mudado. A reportagem procurou a Arisco, cujos produtos também são citados na lista da Fipe, mas não obteve retorno. A Unilever Bestfoods divulgou comunicado no qual explica as alterações na apresentação de produtos listados pela Fipe como exemplos de "maquiagem". Segundo a Unilever, os produtos Lámen Arisco e refresco em pó Frisco sofreram alterações de gramatura que foram comunicadas tanto à imprensa através de release de lançamento, como aos consumidores através das embalagens dos produtos e dos pontos-de-venda, atendendo ao disposto na legislação vigente. O refresco em pó Frisco passou de 45g para 35g, devido à nova formulação e tecnologia e continua com o mesmo sabor, concentração e rendimento de 1 litro. O macarrão Lámen Arisco teve a gramatura alterada de 85g para 80g, com redução de 5% do preço.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.