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Nestlé e Unilever são multadas pelo DPDC

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor multa Nestlé e Unilever em R$ 1,06 milhão por maquiagem de preços. Nestlé afirma que não lesou consumidor, pois avisou na embalagem dos produtos sobre a redução do conteúdo dos produtos.

Por Agencia Estado
Atualização:

A Nestlé e a Unilever foram multadas hoje em R$ 1,06 milhão pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, por terem reduzido as quantidades comercializadas de alguns de seus produtos, sem informarem devidamente os consumidores. A decisão do DPDC foi publicada no Diário Oficial de hoje. As multas foram aplicadas de forma cautelar, paralelamente ao processo administrativo que o DPDC decidiu abrir contra as duas empresas. A Nestlé foi acusada , por denúncias publicadas na imprensa, de ter diminuído de 200 para 150 gramas o conteúdo das embalagens de biscoitos. A Unilever, conforme acusação do Procon de Goiás, reduziu de 500 para 450 gramas a quantidade do creme de tratamento seda ceramidas. No despacho em que aplica as multas, a diretora do DPDC, Amanda Flávio de Oliveira, afirma que se constatou de fato, que houve a alteração, sem ampla divulgação ao mercado, como manda a lei. Por essa razão, ela determinou ainda que as duas empresas, independentemente da conclusão do processos e das multas, divulguem nos meios de comunicação as mudanças que promoveram nas embalagens de seus produtos. Nestlé alega que não lesou consumidor Depois que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) multou a Nestlé por reduzir as quantidades comercializadas de alguns de seus produtos, a multinacional suíça divulgou hoje um comunicado à imprensa em que afirma não acreditar em decisão desfavorável à empresa. "Não acreditamos em decisão definitiva porque não lesamos o consumidor, visto que fizemos uma ampla comunicação de forma clara, precisa e destacada na época da mudança por meio de splash informativo nas embalagens dos produtos e farto material de ponto-de-venda", afirma o gerente de assuntos corporativos da Nestlé, Francisco Garcia. No comunicado da Nestlé, Francisco Garcia afirma que a intenção da empresa em diminuir o peso de seu biscoito foi o de reduzir o preço do produto e torná-lo mais competitivo.

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