Publicidade

News Corp. confirma divisão do grupo em duas companhias distintas

Para o executivo-chefe da empresa, Rupert Murdoch, a mudança vai criar duas companhias que poderão ser mais facilmente gerenciadas

Por Álvaro Campos e da Agência Estado
Atualização:

LONDRES - O conglomerado de mídia News Corp. confirmou que vai se dividir em duas unidades distintas, separando as suas operações lucrativas de entretenimento do negócio editorial, abalado pelo escândalo dos grampos telefônicos no Reino Unido.

PUBLICIDADE

Uma divisão vai abrigar empresas de entretenimento, como a 20th Century Fox, Fox e Fox News Channel; a outra ficará com os ativos editorias, como os jornais "Wall Street Journal" e "Times" e a editora HarperCollins.

O chairman e executivo-chefe da News Corp., Rupert Murdoch, disse durante uma teleconferência com analistas que a divisão é o resultado de um processo de revisão de três anos e que a mudança vai criar duas companhias que poderão ser mais facilmente gerenciadas.

Murdoch será o chairman e executivo-chefe da empresa de mídia e entretenimento, e Chase Carey, atual diretor operacional da News Corp., continuará no cargo nessa nova companhia. O grupo não revelou quem vai chefiar a companhia que cuidará do segmento editorial, mas Murdoch disse que deve ser um candidato interno.

A News Corp. planeja reunir os gestores das duas companhias ao longo dos próximos meses. Embora o grupo não tenha dado detalhes de como vai dividir sua dívida de longo prazo, de quase US$ 15,2 bilhões, e seus US$ 10,7 bilhões em caixa, Murdoch prometeu que a divisão editorial será dotada de um caixa "robusto", enquanto o negócio de entretenimento deve ficar com uma parte maior da dívida.

O conselho administrativo da News Corp. aprovou a divisão, em princípio, em uma reunião na noite de ontem em Nova York, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto. De acordo com o plano anunciado hoje, os acionistas da News Corp. vão receber uma ação da nova companhia para cada ação que eles detêm atualmente. Mas essa taxa pode mudar ao longo do processo de divisão, que deve durar 12 meses. Cada uma das duas novas companhias vai manter duas classes da ações.

A família Murdoch, que tem quase 40% das ações com direito a voto da News Corp., deve manter o controle das duas companhias. Por volta das 16h15 (de Brasília), as ações classe A da empresa caíam 1,34% na Bolsa de Nova York. As informações são da Dow Jones.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.