RIO - A grande tela exibe imagens de dribles emocionantes de atletas brasileiros e da torcida em delírio. No palco desfilam o consagrado Ronaldo Fenômeno, o ascendente Luiz Gustavo e o técnico Felipão. Jornalistas de todo o mundo se reúnem no Forte de Copacabana, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, para conhecer o novo uniforme da seleção brasileira. É a paixão pelo futebol usada em prol do marketing e de um ambicioso objetivo econômico: a meta da Nike de dobrar sua receita no País em cinco anos.Os dois maiores eventos esportivos do mundo terão o Brasil como palco, e a Nike decidiu que este é o momento perfeito para dar um salto no mercado brasileiro. A empresa deve fechar o atual ano fiscal, que termina em junho de 2014, com receita de US$ 1 bilhão no País.
Hoje, o mercado brasileiro é o sexto mais importante para a multinacional americana. Segundo o presidente mundial da marca Nike, Trevor Edwards, a ideia é que esse cenário mude bastante até 2018. "O Brasil passará a ser nosso terceiro mercado, atrás somente dos Estados Unidos e da China." Aproveitando a Copa do Mundo, a empresa criou uma campanha de veiculação mundial com o título "Ouse ser Brasileiro", que será exibida em português e em inglês. A ideia é pegar carona na imagem de criatividade do futebol brasileiro para falar sobre a Copa do Mundo.