No Brasil, agência Age Isobar vira Mcgarrybowen

Brasileira será a quarta operação internacional da nova-iorquina Dentsu, que já está na China, na Alemanha e no Reino Unido

FERNANDO SCHELLER , ENVIADO ESPECIAL / CANNES , O Estado de S.Paulo

20 de junho de 2014 | 02h03

A história da Age Isobar terminou ontem. Ou melhor: começou hoje um novo capítulo na vida da agência, que manterá a mesma equipe, hoje com 130 profissionais, mas vai atuar sob um novo nome, Mcgarrybowen. Essa será a primeira experiência de unificação de marcas de agências desde a fusão de US$ 5 bilhões entre os grupos Dentsu e Aegis, há dois anos. O 'casamento' foi celebrado na França, durante o Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade, evento do qual o 'Estadão' é representante oficial no País.

A agência Mcgarrybowen foi fundada em 2002, em Nova York, e pertencia à Dentsu. A brasileira Age Isobar, que no ano passado, segundo dados do Ibope, comprou quase R$ 600 milhões em mídia, era da holding Aegis.

Fundada em 2000, por Carlos Domingos, a Age incorporou Isobar ao nome em 2008. Domingos será o presidente e chefe da criação da Mcgarrybowen no Brasil. Uma das primeiras tarefas da "nova" agência será abrir um escritório no Rio. "Ninguém teve mais conflitos nesta mudança do que eu", admite o publicitário. "Pensamos em fazer algo gradual com a marca, mas queríamos evitar um nome muito complicado. Foi preciso desapegar. Nossos horizontes ficam muito maiores agora."

Sabendo da intenção da Mcgarrybowen de vir ao Brasil até mesmo sem clientes, a executiva Claudia Colaferro, presidente do grupo Dentsu Aegis para a América Latina, identificou a Age Isobar como uma forma de a marca de Nova York aportar no País sem começar do zero. Em comum, as duas empresas tinham a predominância do design em suas criações e o talento para desenvolver além de campanhas, produtos e soluções comerciais para os clientes.

A abertura da Mcgarrybowen no Brasil será a quarta operação internacional da companhia, que hoje já está em Londres (Reino Unido), Düsseldorf (Alemanha) e Xangai (China). "China e Brasil são mercados em que a presença é obrigatória", diz Gordon Bowen, fundador da agência. Segundo apurou o Estado, a empresa está de olho também no mercado indiano.

O foco no design, explica Bowen, é justificado pela cultura cada vez mais visual do mundo. "Fui criado como redator, naquele mundo do seriado Mad Men, em que as palavras eram o mais importante", diz. "Desde então, muita coisa mudou, o mundo se tornou muito mais visual. O design serve para deixar a mensagem mais clara."

'Gêmeas'. Após a aproximação promovida por Claudia, Carlos Domingos diz ter percebido que a Age Isobar e a Mcgarrybowen eram "irmãs gêmeas". A empresa, que tem no seu portfólio marcas como Bradesco, Adidas e Embratur, também se esforça para criar produtos e novas soluções comerciais para os clientes. Um dos exemplos é o Even Day, evento em que executivos se dedicam a vender imóveis do estoque da construtora com desconto. Outra criação para a Even foi um "outlet" de imóveis que continua a funcionar em São Paulo. "Criamos uma experiência parecida com a de um shopping center", conta Domingos.

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