Nokia Siemens compra rede móvel da Motorola

A Nokia Siemens Networks anunciou oficialmente a compra de grande parte da infraestrutura de redes sem fios da Motorola por US$ 1,2 bilhão.

Agências Internacionais, O Estado de S.Paulo

20 de julho de 2010 | 00h00

Em comunicado conjunto, as duas companhias declararam que os detalhes do acordo estarão concluídos no fim do ano. "É uma aquisição que beneficiará clientes, empregados e acionistas", disse na nota Rajeev Suri, chefe executivo da Nokia Siemens Networks.

O negócio deve fazer com que a Nokia inicie relações comerciais com mais de 50 operadoras, além de permitir que a empresa fortaleça sua posição na China Mobile, Clearwire, KDDI, Sprint, Verizon Wireless e Vodafone. "Acredito que a soma do negócio da rede da Motorola fortalecerá significativamente nossa presença internacional, ampliando nossa escala nos Estados Unidos, Japão e outras regiões", declarou Suri.

A Nokia Siemens Network ressaltou que, com a aquisição da infraestrutura sem fio da Motorola, a empresa finlandesa se tornará a segunda maior do mundo neste segmento.

Cerca de 7,5 mil empregados da Motorola serão transferidos à Nokia no período final da transação, incluindo os que trabalham nos departamentos de pesquisa nos EUA, no Japão e na Índia. A Motorola acrescentou na nota que retém a maior parte das patentes de suas redes sem fios. /

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.