Nordeste tem 3º apagão desde o final de 2009

Queda de linha de transmissão provocou o corte de fornecimento em todos os estados da região e no Pará

Kelly Lima, Leonardo Goy e Nicola Pamplona, de O Estado de S. Paulo,

11 de fevereiro de 2010 | 10h27

A queda de uma linha de transmissão provocou o corte no fornecimento de energia em todos os estados do Nordeste e no Pará na tarde de quarta-feira, 10. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu em uma linha da Eletronorte e a causa ainda não foi identificada. O operador informou que a luz foi restabelecida entre 15 e 20 minutos após o incidente.

 

Segundo o superintendente de operações da Chesf, João Henrique Franklin, o problema ocorreu no sistema de transmissão que interliga as regiões Sudeste e Nordeste. O sistema transporta atualmente cerca de 2,4 mil megawatts (MW). às 13h52, disse, o sistema de segurança desativou a transmissão, após um corte de carga de 800 MW. As causas serão investigadas pelos agentes envolvidos.

 

Apesar de ter sido relativamente curto, esse é o terceiro apagão a atingir mais de um Estado desde o final de 2009. Em novembro, 18 Estados do país foram atingidos por um grande apagão causado pela queda do sistema de transmissão de Itaipu. Em janeiro, Acre e Rondônia ficaram sem luz por uma falha na recém-inaugurada linha que conecta os dois Estados ao Sistema Interligado Nacional.

Tudo o que sabemos sobre:
Nordeste, apagão, queda de linha,

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.