PUBLICIDADE

Nova fábrica da Kasinski aumenta produção por seis

Por Clayton Netz
Atualização:

A CR Zonsghen, joint-venture entre o empresário paulista Cláudio Rosa e a chinesa Zonsghen, que adquiriu em agosto de 2009 a marca de motocicletas Kasinski, inaugura, amanhã, sua nova fábrica, na Zona Franca de Manaus. A planta, que consumiu a maior parte dos US$ 80 milhões separados pelos sócios para investir em dois anos, terá capacidade de produção anual de 110 mil motos, quase seis vezes mais do que a existente em sua atual fábrica. De lá sairão 12 novos modelos desenvolvidos a quatro mãos por um grupo de engenheiros brasileiros e por equipes da matriz chinesa. "Além dos novos modelos, a grande novidade é a inovação das linhas de produção", diz Cláudio Rosa, CEO da CR Zonsghen. Segundo ele, a nova fábrica, que ocupará uma área de 7 mil metros quadrados, exige um terço da área construída e a metade do pessoal necessário em relação às unidades convencionais para atingir o mesmo volume de produção. Com 1% do mercado nacional, a empresa espera vender 40 mil motos em 2010, contra 6 mil no ano passado, quadruplicando seu faturamento, que deverá chegar a R$ 200 milhões. "Estamos prontos para aumentar nossa fatia de mercado e nos diferenciar diante da concorrência, da antiga e da que está chegando", afirma Rosa.DIA DAS CRIANÇASVarejo espera vender 11% a mais nos shoppingsOs varejistas já começaram a fazer suas previsões: de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor deverá aumentar em 11% suas vendas no próximo Dia das Crianças, na comparação com o mesmo período de 2009. "O comportamento das vendas só reforça os bons indicadores do cenário econômico nacional", diz Adriana Colloca, gerente de Pesquisas e Assuntos Econômicos da Abrasce. Segundo ela, o Dia das Crianças movimenta não só as lojas de brinquedos, mas também vestuário e calçados infantis, artigos esportivos, eletrônicos e celulares, além da área de alimentação e lazer dos shopping centers. A continuar nessa toada, o setor deverá fechar 2010 com um faturamento de R$ 79 bilhões, contra R$ 71 bilhões obtidos no ano passadoAGRONEGÓCIOCacau gourmet terá selo de qualidade Responsável por 70% da produção nacional de cacau, a região Sul da Bahia se prepara para profissionalizar o mercado de cacau orgânico fino, também conhecido como cacau gourmet. Uma da propostas é a criação de um selo de qualidade que comprove a procedência do produto, nos moldes do que já acontece com os vinhos produzidos no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Atualmente, cerca de 250 fazendeiros da região se dedicam ao cultivo do cacau gourmet, produzindo cerca de 250 toneladas por ano, em sua quase totalidade vendidas para o exterior, principalmente para a França, Itália, Suíça e Canadá. Embora seu cultivo seja incipiente, se comparado à produção nacional (160 mil toneladas anuais), o cacau gourmet tem um preço mais elevado. No mercado internacional, a matéria prima é negociada a até US$ 8 mil a tonelada, contra US$ 3 mil pagos pela do cacau comum.TURISMO Adventure Sports 2010 terá feira de negóciosA edição deste ano da Adventure Sports Fair, realizada desde 1999, vai inaugurar um espaço de negócios para fabricantes e importadores de equipamentos de aventura, o Outdoor Business. "O crescimento do mercado contribuiu para a criação de uma feira exclusiva de negócios", afirma Sergio Franco, idealizador e diretor da Adventure Sports Fair. O mercado de turismo de aventura no País conta com mais de 1,5 mil empresas, emprega 8 mil funcionários (25 mil na alta temporada ), fatura R$ 542 milhões por ano e atende a 4 milhões de turistas. "Nos últimos cinco anos, o segmento cresce 20% ao ano no Brasil'', diz Franco. O evento começa hoje e irá até o dia 26, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.VAREJOLoja virtual é a que mais vende na ColomboEm 10 anos de operação, o site da gaúcha Lojas Colombo já responde por 13% do seu faturamento. O canal online é o que mais vende entre as 340 unidades físicas da rede, espalhadas pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Até agosto, foram 14, 6 milhões de visitas, que resultaram num crescimento de 63% nas vendas de 2010. Apostando nessa ferramenta de vendas, a Lojas Colombo lançou este ano mais dois serviços pela internet. Um deles é um canal exclusivo para a comercialização de produtos premium, com oferta de itens que seguem o perfil das 11 lojas físicas de mesmo conceito. A outra iniciativa foi o lançamento do mobile commerce, que permite a compra pelo site através do smartphone. Com os resultados das vendas pela internet e a expansão de lojas físicas, a Lojas Colombo prevê encerrar o ano com crescimento de 15% sobre o faturamento de R$ 1,3 bilhão em 2009.INVESTIMENTOSVelloza é o representante oficial de Dubai no Brasil O escritório Velloza, Girotto e Lindenbojm, de São Paulo, foi contratado pela Agência de Investimentos Estrangeiros Foreign Investment Office(FDIdubai), do governo de Dubai, nos Emirados Árabes, como seu representante oficial no Brasil. Especializado em Direito Societário e na área de Fusões e Aquisições, o escritório fará o meio de campo no relacionamento bilateral e nos negócios entre investidores de Dubai e brasileiros. "A relação comercial e de investimentos do Brasil com os países do Oriente Médio tem se ampliado nos últimos anos e Dubai é porta de entrada para a região", afirma Cesar Amendolara, sócio do Velloza. Em 2009, o fluxo comercial entre Brasil e os Emirados Árabes, foi francamente favorável ao País, cujas exportações representam mais de 90% do total de US$ 1,8 bilhão negociado.REVOADA US$ 1,9 bié o valor das exportações brasileiras de frango no primeiro semestre de 2010, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.