Nova fábrica de garrafas 'verdes' deve gerar 1.650 novos empregos em Araraquara

PESQUISA

O Estado de S.Paulo

30 de setembro de 2012 | 03h10

Profissionais preveem fim da máquina de fax

A rede de profissionais LinkedIn realizou pesquisa com 7 mil usuários ao redor do mundo para saber o que acreditam que vá desaparecer dos locais de trabalho até 2017. Para 81% dos brasileiros ouvidos pela rede, que tem mais de 175 milhões de usuários no mundo e 9 milhões no País, o fax está em extinção. De acordo com os profissionais brasileiros, os dez itens e tendências de escritório que estão se tornando raros e podem até desaparecer são, além da máquina de fax, padrões de horário de trabalho (62%), gravadores de fita (48%), computadores de mesa (41%), trajes formais de trabalho (35%), porta-cartões de mesa (29%), escritório com porta (26%), baias ( 25%), telefones de mesa (23%) e cartões de visita (17%).

O município de Araraquara, no interior paulista, receberá a maior fábrica de produção de BioMEG do mundo, o que deve gerar 1.650 empregos diretos e indiretos. O produto é o principal ingrediente das embalagens plantbottle - garrafa PET reciclável feita parcialmente de origem vegetal (no caso do Brasil, a cana de açúcar). Segundo o acordo da indiana JBF Industries e da Coca-Cola com o governo do Estado de São Paulo, o investimento na unidade será de aproximadamente R$ 1 bilhão. A operação está prevista para começar em 2014.

INSALUBRIDADE

Trabalhador de limpeza pode ter adicional

Projeto do deputado Paulo Paim (PT-RS) que tramita na Câmara prevê classificar como insalubres as atividades dos empregados em serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo. Se aprovado, esses trabalhadores passarão a receber adicional de insalubridade.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.