Novo Bolsa Família prevê que governo compre produtos de agricultores familiares

Programa Alimenta Brasil, incluído no projeto do novo Bolsa Família, tem o objetivo de estimular a produção de agricultores familiares e prevê ainda a doação de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar

Publicidade

PUBLICIDADE

Por Eduardo Rodrigues e Camila Turtelli
1 min de leitura

BRASÍLIA - A Medida Provisória que reforma o Bolsa Família para transformá-lo no novo programa social do governo, o Auxílio Brasil, também prevê a criação do programa Alimenta Brasil para incentivar a agricultura familiar e o consumo dos alimentos provenientes desse grupo.

Novo programa do governo busca dar incentivos à agricultura familiar com a distribuição de alimentos Foto: Dida Sampaio/AE

Leia também

De acordo com o texto ao qual o Estadão/Broadcast teve acesso, além do fomento à produção pelas famílias e cooperativas familiares, o Alimenta Brasil também prevê a doação dos alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. As diretrizes do programa incluem ainda compras governamentais, a formação de estoques, e o fortalecimento de redes locais e regionais de comercialização.

Entre as modalidades do Alimenta Brasil, estão a compra com doação simultânea e a compra direta pelo governo, com o objetivo de sustentar os preços. Haverá ainda um incentivo específico para a produção e o consumo de leite.

O programa dará ainda apoio financeiro para a formação de estoques, para posterior comercialização e devolução dos valores ao governo. Haverá ainda chamamentos públicos para compras institucionais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.