Werther Santana/Estadão - 16/10/2021
Werther Santana/Estadão - 16/10/2021

Novo formato da edição impressa do 'Estadão' recebe prêmio Aberje

Veículo também foi premiado por integrar o Consórcio de Veículos de Imprensa, que atuou na cobertura e divulgação de dados sobre a pandemia

Redação, O Estado de S.Paulo

14 de dezembro de 2021 | 05h00

O jornal O Estado de S. Paulo recebeu o troféu de Mídia do Ano pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), na 47.ª edição do Prêmio Aberje, durante cerimônia virtual realizada na noite de ontem. O veículo também foi premiado por integrar o Consórcio de Veículos de Imprensa, que atuou na cobertura e divulgação de dados sobre a pandemia de covid-19.

“Achamos admirável essa mudança de formato do jornal, que mostra que o impresso continua importante. Estamos premiando a luta do Estadão para continuar a ser um dos grandes mediadores da democracia”, afirmou o diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos.

A mudança de formato do jornal ocorreu em outubro, após mais de um ano de pesquisas com assinantes, leitores e anunciantes. As alterações não representaram, porém, uma mudança no compromisso da empresa com o jornalismo profissional e independente. 

O berliner é um formato adotado por grandes publicações ao redor do mundo. O The Guardian, principal periódico do Reino Unido, fez a transição em 2005. Na Argentina, o jornal La Nación também adotou o formato neste ano.

O editor executivo multimídia do Estadão, Fabio Sales, e a gerente de comunicação e marketing do jornal, Adriana Noguti, receberam a premiação. Sales foi o líder do projeto de transformação da versão impressa do jornal. “Foram muitos meses de trabalho. Esse projeto exigiu esforço multidisciplinar para trazer ao leitor um produto mais fácil de ler e de manusear”, afirmou.

Consórcio

A Aberje também premiou o Consórcio de Veículos de Imprensa na Categoria Mídia Especializada pela divulgação de dados ao longo da pandemia. “Parabéns a todas as marcas que compõem o consórcio. Fazer parte desse grupo nos traz a certeza de que cumprimos a nossa missão de informar, conscientizar e comunicar”, disse a gerente de comunicação do Estadão

O Projeto Comprova e o Consórcio de Veículos de Imprensa também receberam, na quinta-feira passada, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. A premiação reconheceu a importância do trabalho de cooperação entre empresas jornalísticas para combater a desinformação sobre a covid-19. 

Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado, vice-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão da entidade, disse, na premiação: “Só com livre acesso às informações de seu interesse as pessoas podem formar suas visões de mundo, tomar suas decisões, fazer suas escolhas.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.