PUBLICIDADE

Novo presidente da Vale deve ser 'nome do mercado'

Vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade afirmou que Temer comunicou a decisão na última semana

Por Erich Decat
Atualização:

BRASÍLIA - Apesar da pressão de integrantes da base aliada, o presidente Michel Temer deverá escolher um nome do mercado para substituir o atual presidente da Vale, Murilo Ferreira. O dirigente foi escolhido pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2011 e deve permanecer no cargo até o próximo mês de maio, quando expira o seu mandato. Para o lugar dele, Temer teria dito a interlocutores que deverá escolher alguém que tenha "trânsito" com o mercado. 

Michel Temer deve escolherum nome do mercado para substituir o atual presidente da Vale, Murilo Ferreira (foto) Foto: André Dusek|Estadão

PUBLICIDADE

"O presidente me disse que vai indicar um nome de mercado. Não vai ser um nome da bancada do PMDB, nem do Aécio Neves. Ou seja, não será ninguém partidário", afirmou o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (PMDB). O peemedebista e Temer conversaram sobre o tema na última quarta-feira, 16. "O presidente disse que será um nome que também tenha consenso entre os sócios e o governo", ressaltou Andrade. A Vale tem como sócios fundos de pensão de estatais, como Previ (Banco do Brasil), BNDES e Bradesco. 

Entre aqueles que reivindicam a indicação para o comando da Vale estão integrantes da bancada do PMDB de Minas Gerais, na qual Andrade tem forte influência. Representantes da cúpula do PSDB também têm interesse.

Segundo auxiliares de Temer, o presidente ainda não definiu um nome, nem o perfil que será indicado para a presidência da Vale. A data da indicação também não foi acertada internamente.

Nesta segunda-feira, 20, a mineradora divulgou em fato relevante que seu novo acordo de acionistas, que entrará em vigor em maio, dispõe de proposta para listar a companhia no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa - o que renderia benefícios a acionistas minoritários - e transformá-la em sociedade sem controle definido. O mercado financeiro recebeu bem a notícia, o que levou à forte alta das ações da mineradora na Bovespa e também a um rali dos papéis da Bradespar, uma das acionistas da companhia.