Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

'Dinheiro esquecido' no BC: veja regras e datas para saques

Consulta para valores a receber de contas bancárias antigas foi liberada pelo Banco Central; pagamentos serão feitos entre os dias 7 e 25 de março e exigirão cadastro na plataforma Gov.br

Redação, O Estado de S.Paulo

14 de fevereiro de 2022 | 08h00

BRASÍLIA - O site do Banco Central em que pessoas e empresas podem consultar se possuem valores esquecidos em instituições financeiras entrou no ar na noite deste domingo, 13, embora estivesse programado para funcionar a partir desta segunda-feira, 14. O Sistema Valores a Receber já pode ser consultado neste endereço. Basta informar o CPF ou o CNPJ e a data de nascimento da pessoa ou a de abertura da empresa. 

Caso tenha valores a receber, o usuário será informado sobre a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Para dar andamento no processo, será necessário estar cadastrado na plataforma Gov.br, do governo federal.

A divisão de agendamentos se dará de acordo com o ano de nascimento - para pessoas físicas - ou de criação da empresa - para pessoas jurídicas.

  • Para datas de nascimento ou criação de empresas antes de 1968, o período de agendamento de consulta e resgate será entre 7 e 11 de março, com repescagem no dia 12
  • Para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19
  • Para pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento ficará entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26

Usuários que perderem a data do agendamento original e a repescagem poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

O Sistema Valores a Receber foi aberto para consultas pela primeira vez no fim de janeiro no site do Banco Central, mas saiu do ar horas depois por causa da altíssima demanda.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.